Feriado prolongado cheio de arte - Parte 1

24.4.16

Terminal Mercado - Centro de São Paulo









Feriados existem para aquecer nosso coração, a não ser que ele caia no sábado ou domingo, quando isso acontece o dia se torna uma tristeza. Além de uma 'folga' no meio da semana, os feriados existem para nos lembrar de pessoas e momentos importantes, dia 21/04 foi o feriado de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. A história dele é passada de geração em geração nas escolas brasileiras, mas esquecemos ao longo do tempo e só damos a devida importância para esse dia se ele cair na quinta ou na sexta-feira.  Ok, paro por aqui sobre o quão devido é saber sobre os feriados para falar desse que passou.

Começou em um quinta-feira de sol, para terminar em um domingo de sol. Dias perfeitos para aqueles que pegaram seus carros, ou compram passagens de avião, para algum lugar paradisíaco ou um refúgio. Dessa vez eu faria o mesmo. Pela primeira vez. Reparem a importância nos pontos no final de cada frase... Porém não deu certo (que novidade!), na sexta eu tive que trabalhar. Mas eu consegui aproveitar o dia 21 em um lugar importante de São Paulo: o Centro.

Acordamos cedo, meu namorado e eu, e pegamos o Terminal Mercado. Destino? O ponto final. 

Dali subimos a rua General Carneiro, sem nenhum objetivo em mente, até que eu vejo de longe a Caixa Cultural São Paulo no coração de SP, na Praça da Sé. Fazia um tempo que eu não entrava lá, e fomos conferir as novidades.

Exposição Veias - Não é sobre fotografia
Por Anders Petersen & Jacob Aue Sobol.
Curadoria: Imants Gross


Assim que eu entrei na sala reservada para esta exposição, foi como se eu tivesse levado um soco no estômago. Cada imagem conta uma história, nada de efeitos ou retoques, apenas o preto e o branco para deixar o mais real possível.


Esses fotógrafos são conhecidos mundialmente, mas foi a primeira vez eu que vi o trabalho de cada um. Cada um  possui diversos prêmios e são aclamados no mundo da fotografia.


Nas palavras do curador Imants Gross '' À primeira vista, as imagens de Petersen e Sobol podem parecer alguns como fortes e impiedosas, mas, indo além da superfície - ou da pele se preferir - é uma representação intensa, quente e não tão semelhante com a realidade, mas que é sentida como real.''

Eu gostei tanto dessa exposição que filmei um pedacinho dela pra vocês, porque assim é possível sentir a vibração do local.



Exposição Silêncio(s) - do Feminino
Por Beth Moysés, Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Marcela Tiboni e Rosana Paulino.
Curadoria: Sandra Tucci

Cris Bierrenbach - Fired (2013)
Cris Bierrenbach - Fired (2013)

''A série fotográfica Fired (2013) traz autorretratos da artista, que surge vestida com uniformes de
diferentes ocupações, como comissária de bordo, policial militar e empregada doméstica. Além de trazer a tona temas como a mulher “bem sucedida” na sociedade, as imagens discutem a individualidade, já que, usando uniformes, é como se todos estivessem padronizados e identificados a um código de conduta vigente. Apesar de sabermos que o rosto fotografado é o da artista, não conseguimos identificá-la como um indivíduo nas figuras, que, depois de impressas em tamanho real, foram deformadas por tiros de arma de fogo e explosivos.'' - InfoArtSP



Acima, duas criações: A primeira é um vídeo feito pela Lia Chaia - Glam (2010), foi elaborado durante a gravidez da artista. Ao lado, fotografias da Marcela Tiboni - Estudo para desenho de corpo feminino (2006), ela coloca em evidencia as marcas do corpo feminino, quer mostrar a confiança, sinceridade, apelo, ingenuidade e malícia.

Marcela Tiboni em o ''Estudo para desenho de corpo feminino (2006)''

Rosana Paulino - Série Adão e Eva no paraíso brasileiro (2014)

Sim, essa é a parte 1 do meu feriado, em um dia conseguimos aproveitar o centro de São Paulo e nos preencher de arte. Essa é uma dica que eu dou para quem fica por aqui nesses dias, às vezes as praias lotadas não vão trazer a paz que você busca, e os museus daqui têm um ótimo sistema de ar-condicionado (;

Até o próximo post!


You Might Also Like

0 comentários

@3VPS

Facebook do 3VPS

#chegadefiufiu

#chegadefiufiu