NaNoWriMo?

29.10.13




Eu fiz A descoberta da minha vida, enquanto estava no facebook vendo as novidades e cuidando da página oficial do blog ( Já curtiram?Não? Então clica aqui) me deparei com um post muito bacana do Garota It. É um projeto de fora que já fez a cabeça de algumas centenas de brasileiros que sonham em ser escritor, talvez sonhar não é palavra ... mas ter a perseverança de continuar a escrever até o último ponto final. Quantas vezes eu comecei uma história e não terminei?! NaNoWriMo é o lugar certo para começar um estória, formar um meio e finalizar com chave de ouro.

O que significa NaNoWriMo

''National Novel Writing Month'' ou Mês ''nacional'' de escrever livros. Coloquei as aspas na palavra nacional da tradução porque a ideia inicial era deixar esse projeto dentro das linhas do país onde foi criado, as mentes brilhantes por trás desse projeto - Office of Letters and Lights - não sabiam que o NaNoWriMo seria uma febre internacional para os jovens escritores.

O que é?

Primeiro de tudo, devido ao sucesso do projeto os criadores decidiam abrir exceções para participar no meio do ano, mas o mês mais famoso é novembro. Pois tudo começou nesse lindo mês, logo quando têm milhões de provas, trabalhos, compromissos ... Eles acertaram em cheio nessa! 
Voltando.
NaNoWriMo começa no dia 1 de novembro e termina no dia 30 ( um mês certinho) eles te dão um desafio de escrever até o final da competição 50 mil palavras. WHAT?. Sim, 50 mil palavras. Eles fizeram uma conta e isso da , mais ou menos, 1.666 palavras por dia. Você não é obrigado a fazer tudo isso em um dia só, porém esses números deixam claro que temos que ter um objetivo e para conseguir alcançar a meta vamos precisar tirar inspiração até de uma pedra.


''50.000 palavras, 30 dias. Você consegue fazer isso''


Rissellie, você acabou de escrever que o site não foi criado no Brasil. Então, isso quer dizer que eu tenho que escrever em inglês?

Não, você pode escrever no idioma que preferir. Ao fazer seu cadastro você é direcionado a uma página para escolher sua região, assim você pode fazer amigos do seu país e participar dos fóruns sem precisar recorrer ao - horrível - Google Tradutor, caso não saiba falar em inglês.
Eu irei começar a minha estória em português, mas ao final do NaNoWriMo e depois de uma bela revisão irei passar para o inglês e futuramente espanhol ( se meus planos derem certo).

O que acontece se eu alcançar a meta de 50 mil palavras até o dia 30 de novembro?

Parabéns você alcançou o objetivo e venceu todas as barreiras, tem coisa melhor do que finalizar algo? Esse é o seu prêmio. Não há dinheiro envolvido ou ganhos materiais, tudo está concentrado em você! E se não conseguiu não fique triste, pegue o que escreveu e revise. Comece novamente se for preciso ou de continuidade. O que não pode ocorrer é deixar de canto as suas palavras.

Lembrando

Ao colocar o último ponto final na sua estória não significa que você já pode mandar para as editoras e acreditar que será escolhido para se tornar um livro.  Pegue todo o conteúdo que criou e revise, após revisar peça para um amigo ler e revise novamente. Um verdadeiro escritor sabe que a obra de primeira não estará perfeita.

Não desista

Não alcançar a meta ou revisar sua própria história não quer dizer que um dia ela não se torne famosa, muitos livros que nós temos em casa começaram a partir deste desafio: O Circo da Noite, de Erin Morgenstern; Água Para Elefantes, de Sara Gruen; e Cinder, de Marissa Meyer são alguns exemplos. A Meg Cabot, o Neil Gaiman e a Stephenie Perkin já participaram também.  E muitos outros participam em um papo com os participantes no ''Pep Talks''. Sabe quem já participou? John Green! Em 2010 ele conversou com os participantes e deu algumas dicas
Clicando aqui você pode visualizar quem irá participar este ano, eu estou mega empolgada com a Rainbow Rowell, ela escreveu dois livros que eu estou louca para ler! Em um post futuro escrevo um pouco mais sobre a autora.
Então, tudo pode acontecer, não desista.


''Não desista!''

Empolgados? Eu estou muito!

Amanhã é o dia, eu já fiz um esboço da minha estória, não seria legal começar o projeto com algo já pela metade. Ao meu ver é meio que trapaça, o legal é todo mundo fazer o primeiro paragrafo de uma nova vida.
Decidi escrever um romance,  The New Gypsies (Os Novos Ciganos) será o título, provisório, do meu livro. Acreditam que eu desenhei até os personagens principais? Não desgrudo do meu moleskine e minha lapiseira, rascunhei no trem - voltando do trabalho -  os pontos chaves do meu novo mundo. Prometo que ao terminar, e revisar, postarei aqui. A baixo a capa, também provisória, do meu romance:

Capa, provisória, do meu romance The New Gypsies (Os Novos Ciganos).

E não esqueçam de me avisar caso vocês forem participar do NaNoWriMo deste ano! Para me adicionar como amigo é só clicar neste link: http://nanowrimo.org/participants/rissellie

You Might Also Like

2 comentários

@3VPS

Facebook do 3VPS

#chegadefiufiu

#chegadefiufiu